Bullet Journal: o que é?

17:35


Hey!

Como prometido no último post - onde falo que uma de minhas metas é manter um bullet journal - apresento à vocês essa maravilhosidade.

O que é?

Um bullet journal é um caderno, geralmente tamanho A5 mas não obrigatoriamente, usado como agenda, planejador e até mesmo diário. Serve para anotar afazeres, metas, despesas e basicamente tudo que você quiser. Só que de um jeito organizado. 




 Como faz?
Como eu disse, não é obrigado ter um determinado tipo de caderno. Porém, a maioria dos que eu vejo são em cadernos tamanho A5 (igual esse meu das fotos). O meu é pautado, mas uma boa escolha também são os quadriculados. Há a opção dos cadernos sem linhas, mas eu pessoalmente não sei lidar com eles.

Existem vários jeitos de organizar seu bullet journal, dependendo do tipo de pessoa que você é e do tanto de compromissos que você tem. Mas vou dar um rumo para vocês ao falar como EU organizo:

  • Dias do mês e da semana com os aniversários, compromissos e coisas do gênero
  • Calendário com datas de provas e simulados
  • Metas do mês
  • Despesas do mês
  • Metas diárias 
PS.: Peguei ideias desse vídeo e desse Tumblr.



Por que fazer?

Sendo louca por organização e planejamento, esse é o item perfeito para mim. Acho sempre bom manter tudo bem certinho, porque nessa correria do dia a dia nós acabamos esquecendo de muitas coisas importantes (eu esqueço todos os aniversários possíveis, por exemplo).
Com o bullet journal, é mais difícil perder o foco nas tarefas também. Afinal quando estamos vendo escrito na nossa frente nossos afazeres, como deixar de lado? Não dá nem pra usar a desculpa que esqueceu, hahaha.


Sempre bom lembrar que não precisa ser a coisa mais linda do mundo, com cada detalhe perfeito. É para ser algo útil e não um item de decoração - embora não faça mal ter um caderno bonitinho, vamos combinar.

Então, é isso. Espero que tenham gostado dessa ideia, que promete deixar meu 2016 bem mais produtivo (inclusive no blog). Que possa deixar o de vocês também. 

PS.: Comprei o meu bullet journal na livraria Barnes & Noble. Ele custou 11 dólares e é da marca Peter Pauper Press.

Talvez você se interesse por

0 comentários