Desfocando as fotos no Photoshop

14:07

Um dos efeitos que mais gosto no Photoshop (e que mais me ajuda na hora de criar coisas novas pro blog) é o desfoque, ou Gaussian Blur, como é chamado no PS em inglês.

A capa da página do Facebook do blog foi feita a partir desse feito e como nunca tinha feito nenhum tutorial de edição de fotos aqui, resolvi começar. Afinal, esse clima de mudança de ano me inspira a tentar coisas novas.

Eu uso o Photoshop CS4 mas acredito que seja a mesma coisa, ou muito semelhante nos outros. Agora... mãos à obra!

1) Escolha uma foto (de preferência, formato PNG)


A dimensão dessa imagem é 500x375, porque aqui no blog o tamanho das fotos dos posts têm 500 de largura, mas você pode fazer como quiser. As dimensões para algumas redes sociais se encontram aqui.

2) Localize o Blur no seu PS

É fácil: vá em Filter > Blur > Gaussian Blur 


3) Use a ferramenta de acordo com a intensidade do seu desfoque


Nesse caso, usei um Radius (intensidade do desfoque) de 4,0. Vai de acordo com o que você quer, mas não recomendo desfocar muito porque a imagem acaba perdendo a forma e então vai ser apenas mais umas cores embaralhadas sem sentido algum.

Prontinho! Mas tá, qual é o sentido disso? Eu uso essa ferramenta exclusivamente para poder escrever algum título ou mensagem. Com a imagem ao fundo desfocado, o enfoque vai todo para a mensagem que você quer transmitir. Então, aqui vai um extra pra vocês de como escrever nas fotos.

1) Selecione a ferramenta de Texto


2) Personalize seu texto


Escolha a fonte e o tamanho dela. Posicione o texto onde quiser, com CTRL + T. 

O resultado:


Espero que tenham gostado do tutorial e de vez em quando, vou fazer mais alguns.

Talvez você se interesse por

0 comentários