Vivendo para o futuro

17:51


Um dia desses reli uma quote de um dos meus livros favoritos e de onde tiro parte das minhas filosofias de vida, "Cidades de Papel" (John Green), que dizia: "Você sabia que por um longo período de tempo nas história da humanidade, a média de vida era de trintas anos? (...) Não havia planejamento para aposentadoria. Não havia planejamento de carreira. Não havia planejamento. Não havia tempo. Não havia tempo para um futuro. Mas aí a vida começou a durar mais,e as pessoas começaram a ter mais e mais futuro. E agora virou o futuro. Todo momento da sua vida é vivido para o futuro".


Eu poderia só postar essa frase, porque ela diz tudo, literalmente. Mas, como uma amante da escrita, tive que me render e expressar tudo isso.

Ultimamente, ando me questionando muito isso: nós estamos vivendo para o futuro? Vamos ao colégio para ir a faculdade para ter um emprego bom para casar e dar boas condições aos filhos, mas, honestamente, onde se encaixa a vida nesse meio? Não fazemos um piercing ou uma tatuagem porque não queremos ficar velhos com aquilo no corpo. Não pintamos o cabelo porque ficará feio depois. Não nos permitimos fazer mais nada. Sempre pensando no futuro. Obviamente, não quero dizer que devemos estragar a vida, desculpando-nos com o lema "você vive apenas uma vez", mas se formos analisar tudo que fazemos agora, o quanto realmente está voltado para o presente? Quantas coisas você faz porque quer, ali no momento? Quantas vezes deixou de fazer algo pensando sempre nas consequências? A vida virou o futuro.

Uma coisa que eu gosto no John (Green) é que os livros dele sempre me dão uma perspectiva de vida diferente, eu sempre adoto uma filosofia de vida baseada em seus livros. E, agora, citando outro livro, que por acaso é meu favorito (Quem é você, Alasca?): "Você usa o futuro para escapar do presente".

Assumo que eu fazia isso. E de um certo modo, ainda faço. Mas, sabe? A melhor coisa de adotar uma nova filosofia de vida é vê-la sendo posta em prática.

OBS.: As traduções das frases foram feitas de forma literal, então pode ser que tenha ficado (e ficou) broxante.

Talvez você se interesse por

0 comentários